Projeto inovador foi criado para transportar população mais idosa em casos de necessidade. Serviço gratuito é assegurado pela Junta de Freguesia do Beato. É um dos resultados visíveis da Comissão Social de Freguesia do Beato, criada durante este mandato.
Transporte Solidário é o nome do novo projeto de índole social promovido pela Junta de Freguesia do Beato, inserido no Beato Solidário. Tem como objetivo assegurar à população mais idosa um meio de transporte, para que se possa deslocar a consultas, ou por exemplo para levantar as suas pensões de reformas no banco, ir aos CTT, e outros serviços públicos, como as Finanças. O Transporte Solidário obedece a um regulamento específico, que pode ser consultado na Junta de Freguesia, e quem pretender utilizar o mesmo deverá efetuar a sua inscrição com alguma antecedência (mínimo 3 dias). Existem vários pontos de recolha de passageiros, que normalmente são nas paragens de autocarros que cobrem toda a freguesia. Embora especialmente criado para ser utilizado pela população sénior da freguesia, o Transporte Solidário também poderá ser utilizado em casos de necessidade por outros segmentos da população, e foi nesse sentido que a Vogal que tem o pelouro da Ação Social, Lucília Charneca deu um exemplo: “imaginemos alguém que por infelicidade fraturou uma perna e não se pode deslocar. Poderá nesse caso deslocar-se no Transporte Solidário”. Questionado sobre o que levou a Junta de Freguesia a investir neste projeto, o Presidente Hugo Xambre Pereira referiu-se ao contributo que considera ser necessário a Junta de Freguesia dar em tempos de forte crise, dentro das limitações que existem, e inovar com um serviço único, que não serve de passeio, mas sim para transportar quem realmente precisa.



