Junta de Freguesia reúne com Protecção Civil

Objectivo: Plano Local de Emergência

A Junta de Freguesia do Beato reuniu com a Protecção Civil de Lisboa, na pessoa da Dr.ª Sofia Baltazar, para que se pudesse começar a trabalhar no projecto do Plano Local de Emergência.

Das conclusões obtidas salienta-se a necessidade de lançar um apelo à po­pulação para que se inscreva na Junta de Freguesia como voluntária no âm­bito do Plano Local de Emergência, uma vez que em caso de catástrofe ou acidente, são os cidadãos que normal­mente chegam aos cenários, mesmo antes dos bombeiros ou das forças de segurança. Ora, neste sentido quanto mais os cidadãos estiverem informa­dos sobre que procedimentos devem adoptar, mais eficaz será a resposta. A cidade de Lisboa tem diversas vul­nerabilidades, algumas presentes na nossa Freguesia, pelo que é possível minimizar os efeitos negativos se a população estiver bem informada so­bre situações de risco a que pode estar sujeita. Uma das conclusões que saiu desta reunião foi a de que é importan­te explicar e ensinar as pessoas sobre as medidas de auto-protecção que podem adoptar para minimizar os im­pactos do risco.

No seguimento desta reunião, a Jun­ta de Freguesia dirigiu um convite às colectividades e a outras entidades da Freguesia, para uma reunião, cujo objectivo foi dar conhecimento deste projecto, e encontrar voluntários para concretização do mesmo. Foi assim formado o Grupo de Protecção Civil do Beato, que passará a ter módulos de formação nas mais variadas áreas.

O Plano Local de Emergência para funcionar de uma forma eficaz precisa do empenho e colaboração de todos!

O Plano Local de Emergência visa dotar a Freguesia do Beato de:

Planos de Emergência: definem a organização da resposta em situação de acidente grave ou catástrofe a desenvolver pela Junta de Freguesia.

Centros de Operações de Emergência: dirigem e coordenam as acções de protecção civil na ocorrência de acidente grave ou catástrofe.

Voluntariado de Protecção Civil: forma as pessoas da Freguesia para apoiar as acções de Protecção Civil em situações de emergência.

Informação à População: como agir em situação de acidente grave ou catástrofe.

Muro na rua de Cima de Chelas causa preocupação

Dada a intempérie verifica­da na cidade de Lisboa, com chuva de grande intensida­de, a Junta de Freguesia do Beato contactou o Regimen­to de Sapadores Bombeiros, pedindo a sua deslocação à Rua de Cima de Chelas, para que pudessem verificar o estado do muro de suporte de terras que ali existe, o qual tem causado alguma preocupação, devido a algu­mas fissuras, que parecem ter sofrido agravamento. A Vogal do Executivo, Lucília Charneca esteve no local com os elementos do Re­gimento, os quais procede­ram à inspecção do muro, estando a Junta de Fregue­sia do Beato a aguardar pelo respectivo relatório.