Grande Operação de Limpeza

Quase uma centena de voluntários percorreu as ruas da Freguesia

No passado dia 16 de Outubro, a Junta de Freguesia do Beato, através do Pelouro da Higie­ne Urbana, colaborou com uma equipa de 80 voluntá­rios que percorreram diver­sas ruas da Freguesia, numa acção de limpeza de detritos diversos, e que teve além do grande impacto simbólico, resultados bastante eficien­tes, que foram amplamente elogiados pela população que reside nos arruamentos onde esta acção incidiu.

Segundo a Vogal do Execu­tivo da Junta de Freguesia, Lucília Charneca, esta acção só foi possível “devido à ini­ciativa de grande sentido de cidadania levada a cabo pelo Exército de Salvação, com o seu Centro de Acolhimento da Rua da Manutenção, no âmbito do Ano Internacional da Luta Contra a Pobreza”.

As ruas que foram limpas fo­ram a Rua da Manutenção, o Largo do Olival, Alameda do Beato, Vila Emília, Rua Gual­dim Pais e um troço da Ave­nida Infante D. Henrique.

Toda a gente trabalhou zelosamente e com afinco, fazendo desta iniciativa um êxito.

A CML colaborou nesta ini­ciativa, disponibilizando pessoal para coordenar este grupo, assim como cedendo todo o material necessário para o efeito.

A Junta de Freguesia, este­ve presente e acompanhou todo o trabalho, assim como disponibilizou luvas e águas para todas as pessoas, para além do apoio logístico.

Os preparativos desta inicia­tiva incluíram reuniões com os serviços de limpeza da Câmara Municipal de Lisboa, da Divisão de Higiene Urbana, onde foram abordados diver­sos assuntos relacionados com problemas inerentes à limpeza da Freguesia. Em­bora conscientes do esforço que é feito para tentar me­lhorar, a verdade é que estes têm sido insuficientes para dar uma resposta adequada às necessidades existentes, devido á escassez de pes­soal, situação que, segundo o que foi possível apurar no decorrer dessas reuniões, se vai alterar com a entrada de mais pessoal no início de 2011.

Também foi solicitada, no decorrer destas reuniões, a intervenção da CML no sen­tido de efectuar uma profun­da operação de limpeza no antigo campo dos TLP, na Pi­cheleira. Recorde-se, como aliás tem sido referido di­versas vezes neste Boletim Informativo, que este local se encontra cheio de lixo e de mato, o que tem dado ori­gem a diversas reclamações por parte da população.

A CML prometeu que irá en­vidar todos os esforços, no sentido de mandar proceder à limpeza daquele espaço, estando nesta data a serem consultadas empresas para apresentarem orçamento para o efeito.

Lucília Charneca no decor­rer desta acção deu a co­nhecer alguns dos esforços que a Junta de Freguesia do Beato tem efectuado afirmando que “estamos a desenvolver campanhas de sensibilização ambiental junto da população, através da distribuição de cartazes. Visamos com isto promover princípios educativos, de forma a estimular a proxi­midade dos cidadãos a ques­tões ambientais e através da sensibilização procurar atin­gir uma predisposição da po­pulação para uma mudança de atitudes”.