Educação: Prioridade na Freguesia do Beato

Actividades de Enriquecimento Curricular já este ano; Componente de Apoio à Famí­lia continua em funcionamento e com grande di­nâmica; Expec­tativa quanto a intervenções no edificado escolar da Freguesia.

Junta de Freguesia do Beato conside­ra que a Educação é uma área fundamental no desenvolvimento de to­dos os indivíduos, pelo que quanto mais altos forem os níveis de formação e quali­ficação a que todos tenham acesso, mais justa, próspe­ra e solidária será a nossa sociedade. Tem sido esta a filosofia que sustenta to­das as tomadas de decisão que o Executivo da Junta em relação à Educação, em especial na que abrange as crianças que frequentam as Escolas da Freguesia.

Embora a grande parte das competências ao nível da Educação, não sejam da responsabilidade da Junta de Freguesia (são da res­ponsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa e do Ministério da Educação), ao longo do actual e do an­terior mandato, a Junta de Freguesia tem vindo a apostar num diálogo frequente com todos os agentes educativos da Freguesia, aliando-se a estes sempre que é neces­sário reivindicar mais e me­lhores infra-estruturas, ou cooperando em vários pro­jectos, que pelo seu valor pedagógico e de fomentar uma cidadania de qualida­de, sejam uma mais-valia.

Enriquecimento Curricu­lar: uma realidade já este ano lectivo.

Em colaboração com a Câ­mara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia do Beato aposta na qualifica­ção e desenvolvimento de competências nas crian­ças, pelo que no presente ano lectivo, as Escolas da Freguesia passarão a ter Actividades de Enriqueci­mento Curricular. Esta de­cisão foi tomada tendo em consideração que o desen­volvimento das crianças e logo, o seu sucesso esco­lar, está relacionado com a concretização de projectos de enriquecimento curri­cular, contribuindo para a implementação da Escola a tempo inteiro. É de gran­de importância adaptar o tempo que as crianças permanecem nas Escolas, desde que pedagogicamen­te valiosos e que sirvam de complemento ao que se aprende, com o tempo que as famílias têm disponível.

Por este motivo, as Activi­dades de Enriquecimento Curricular irão abranger disciplinas como a Activi­dade Física e Desportiva, Informática e Inglês.

Componente de Apoio à Família: assegurada no­vamente este ano

A Junta de Freguesia do Be­ato continua proporcionar a Componente de Apoio à Fa­mília (CAF), nas escolas da Freguesia. A CAF oferece um programa de activida­des de animação e de apoio à família, que visa apoiar os pais e/ou encarregados de educação, cujo horário de trabalho não lhes permite acompanhar as crianças após as aulas, e contribuir simultaneamente para o desenvolvimento integral.

A CAF assegura o acompa­nhamento das crianças no período lectivo, das 8h às 9h, e das 15h15 às 17h15 no Jardim de Infância – Escola EB1 Engenheiro Du­arte Pacheco, e das 17h30 às 19h na Escola EB1 nº 123 Manutenção Militar e na Escola nº 138 Madre de Deus, nos períodos de in­terrupção lectiva, e sempre que solicitado pelos pais.

Neste espaço de convívio tranquilo e estimulante procura-se promover a so­cialização, a criatividade e a partilha. Durante o período de interrupção lectiva das Férias do Natal, das Férias da Páscoa e das Férias do Verão, são desenvolvidas diversas actividades.

Nas Férias do Verão, a CAF – “Divertir em Férias”, ofe­receu Actividades Lúdicas, Intergeracionais e de Ex­pressão Musical, uma Peça Interactiva e uma Aula de Expressão Dramática apresentadas pelo Palco Oriental, um Atelier de Ex­pressão Plástica, Visitas ao Aquário Vasco da Gama, ao Jardim Zoológico, ao Observatório Astronómico de Lisboa, à Base Aérea de Sintra e ao Museu do Ar, um Passeio à Praia, e uma ida ao Cinema, propiciando momentos de boa disposi­ção e diversão.

Com o objectivo de continu­ar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com as famílias da Freguesia do Beato estão a ser prepara­das novas e atractivas ac­tividades para o ano lectivo 2010/2011 e para as inter­rupções lectivas.

Escolas do Beato: inter­venções aguardadas com expectativa

Segundo o que o Boletim Informativo “O Beato” conseguiu apurar, as esco­las da Freguesia poderão vir ser alvo de algumas intervenções. A EB1 Enge­nheiro Duarte Pacheco e o Jardim de Infância têm previstas obras de benefi­ciação geral a terem inicio no primeiro trimestre de 2012. No que diz respeito ao processo que visa re­qualificar os edifícios e os equipamentos escolares da Escola Básica 2, 3 Luís António Verney e da Escola Básica do 1º ciclo do Bair­ro da Madre de Deus, e que este Boletim deu noticiou na edição de Junho, o que conseguimos apurar até fecho desta edição, é que alguns imprevistos que entretanto surgiram, atra­saram o desenrolar normal deste processo, pelo que assim que obtivermos no­vos dados, publicaremos uma notícia com os novos desenvolvimentos.

Esperamos obviamente poder anunciar que se irá cumprir o objectivo inicial de criar um projecto-piloto de Escola básica integrada com todo o tipo de condi­ções, onde exista 1º, 2º e 3º ciclo, e onde uma infra-es­trutura como um pavilhão possa ser construída, para além da requalificação de edifícios e equipamentos escolares.