Comissão Social de Freguesia avança consciente do longo trabalho que tem pela frente

A Comissão Social da Freguesia do Beato está oficialmente formada, tendo sido realizada a sua primeira reunião no dia 21 de Novembro, no Espaço Ideias. Os trabalhos começaram com a apresentação dos fundamentos e objectivos da Rede Social de Freguesia, pelo Dr. Nuno Félix, representante do Núcleo Executivo Oriental da Rede Social de Lisboa, para posteriormente, terem sido apresentadas as entidades convidadas a participar na Comissão Social de Freguesia. Posto isto, e depois da inscrição e adesão das entidades, foi aprovado por unanimidade o Regulamento Interno pelos parceiros presentes.

Questionado pelo Boletim Informativo “O Beato”, Hugo Xambre Pereira, que é enquanto Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da Comissão Social, e a Vogal da Acção Social, Lucília Charneca, sobre o alcance e importância desta reunião, deram uma resposta conclusiva: “é necessário compreender a importância do trabalho que as várias IPSS, associações, colectividades e organizações de índole variada desenvolvem na Freguesia do Beato. Muitas vezes preenchem as lacunas e desenvolvem uma vertente prática que as assistentes sociais, demasiado embrenhadas em burocracia, não conseguem. O Beato é uma Freguesia com especificidades sociais muito próprias, que conta com a existência de 2 centros para sem abrigo e um CAT, fruto de um erro de planeamento no ano 2000. Hoje em dia aquilo que é bem feito, nem sequer é feito na maioria pelo poder autárquico, mas sim por associações, pelo que temos que aproveitar esta realidade”.

Comissão Social de Freguesia. O que é?

É um órgão de articulação dos diferentes parceiros públicos e privados que a constituem, com vista ao planeamento estratégico da intervenção social local, tendo como finalidade a promoção da inclusão social de toda a população, numa lógica de uma rede integrada de compromisso colectivo. Esta irá funcionar nas instalações da Junta, cabendo à Junta de Freguesia assegurar o apoio técnico e administrativo necessário ao funcionamento da Comissão Social.

Comissão Social de Freguesia - Entidades Convidadas

Panorâmica das Entidades Presentes na Comissão Social de Freguesia

Entidades convidadas a participar na Comissão Social de Freguesia:

Associação de Moradores das Cooperativas “Viver Melhor no Beato”; Associação Vitae; Banco Alimentar Contra a Fome; Câmara Municipal de Lisboa; Centro de Dia de S. Bartolomeu do Beato; Corpo Nacional de Escuteiros – Agrupamento 760 do Beato; Escola EB 2.3 das Olaias; Escola EB 2.3 Luis António Verney; Exército de Salvação; Farmácia Estácio Xabregas; Farmácia Grijó; Farmácia Madre de Deus Lda; Gebalis, E.M; Lapsis, Lda; Médicos do Mundo; Paróquia de São Bartolomeu do Beato; Paróquia do Espírito Santo (Picheleira); Policia Municipal; Projecto Sementes na Freguesia do Beato; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Teatro Ibérico – associação Cultural; Vitória Clube de Lisboa; Programa K-Cidade.