Censos 2011 | A sua colaboração é fundamental!

ABRA A PORTA AOS CENSOS. Os Censos ou o Recenseamento Geral da População e da Habitação são a maior operação realizada em Portugal. São realizados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística em colaboração com as Juntas de Freguesia, de 10 em 10 anos, e são da maior importância pois permitem ficar a conhecer com rigor e exactidão as características da população e da habitação. Os resultados dos Censos são importantes para os órgãos de poder nacional e local, empresas públicas e privadas, investigadores e estudantes, entre outros. Os resultados dos Censos permitem conhecer o País tal como ele é.

Todos os recenseadores estão devidamente identificados. Pode, e deve, exigir a sua identificação. Não se deixe enganar por eventuais falsos recenseadores, pelo que caso detecte alguma situação anormal, deve contactar-nos de imediato.

NINGUÉM PODE FICAR DE FORA. Os Censos servem para que o país possa decidir com base em informação isenta e rigorosa.

·         Qual o número de escolas, creches, lares de idosos que são necessários?

·         Quais as zonas que necessitam de melhores vias de acesso e de hospitais?

·         Como distribuir os fundos pelas Câmaras Municipais?

Os Censos vão dar-nos respostas a estas e muitas outras questões.

PARTICIPAR NOS CENSOS É TÃO FÁCIL. Para além da resposta aos questionários em papel, o INE aposta na inovação com o e-Censos, que permite responder comodamente pela Internet, de uma forma segura, rápida e fácil. O recenseador vai entregar-lhe os questionários em papel e um envelope fechado com os seus códigos de acesso seguro.  Aceda a www.censos2011.ine.pt e responda via Internet. Ninguém fica a saber o que foi dito, tanto nos questionários em papel como online, porque todas as respostas são confidenciais.

21 de Março é o dia censitário. Todas as informações prestadas devem basear-se neste dia.

7 a 20 de Março: Distribuição dos questionários. Os recenseadores entregar-lhe-ão em sua casa os questionários em papel e um envelope fechado com os seus códigos de acesso seguro ao e-Censos.

21 a 27 de MarçoResposta pela Internet. Responda com toda a comodidade e segurança pela Internet. Aceda a www.censos2011.ine.pt e responda sempre  com referência ao dia 21 de Março.
Por exemplo: se nasceu uma criança no dia 22, então não constará nos Censos de 2011,
pois não era nascida a 21 de Março.

28 de Março a 10 de Abril: Resposta pela Internet e início da recolha dos questionários em papel. Nesta fase ainda pode responder pela Internet. Se em sua casa responderem em papel, então deve aguardar pela visita do recenseador que irá recolher os questionários preenchidos.

Entre 21 de Março e 10 de Abril, a Junta de Freguesia disponibilizará na sua sede, entre as 16h30 e as 19h00, auxílio no preenchimento (via internet) dos Censos.

Nota: utilize este serviço apenas se sentir dificuldades no preenchimento ou não disponha de serviço de internet.

11 a 24 de Abril: São os últimos dias para responder aos questionários em papel. Agora só poderá responder aos Censos 2011 preenchendo os questionários em papel, que deverá entregar ao recenseador quando este passar pela sua residência. A partir de 24 de Abril, se não tiver sido contactado, ligue para a linha de apoio 800 22 20 11 (chamada gratuita) ou, em alternativa, dirija-se à Junta de Freguesia.

A RESPOSTA AOS CENSOS É OBRIGATÓRIA E CONFIDENCIAL.

Conheça ainda o trabalho que os alunos do 9.ºA do CED D.Maria Pia de Lisboa realizaram sobre os Censos 2011: clique aqui.