Casa do Escuteiro e Museu do Corpo Nacional de Escutas

A casa do Escuteiro II é o museu do Corpo Nacional de Escutas, situado na Freguesia do Beato na Rua João Nascimento Costa, onde foram efectuadas obras de remodelação e recuperação de espaço, de modo a receber a arte do Escutismo e Escuteiros de todo o Mundo.

Esta casa reúne um conjunto bastante abrangente: hospedagem, trabalho e estudo. A casa dispõe de 32 beliches, espalhados por seis quartos, 2 balneários e 2 casas de banho individuais, cozinha totalmente equipada, sala de estar para convívio de escuteiros e 1 auditório para 50 pessoas.

Esta casa possui um Museu, cuja sala nobre reúne a riquíssima História do CNE – Escutismo Nacional Católico, a avaliar pelos retratos expostos de todos os Chefes Nacionais condecorados quer a nível Nacional como da Cidade, pelos seus relevantes serviços prestados a Portugal e também a Lisboa, passando também por uma pequena exposição do Escutismo em Angola e Moçambique mostrando a sua expansão e cultura.

Nesta sala poderá ser avaliada a evolução dos uniformes desde a fundação do Escutismo até aos dias de hoje, bem como Manuscritos, Cartas, Diplomas, Bandeiras e muito mais da História do Escutismo. Aqui encontramos a Alma Viva do Escutismo onde as passagens de testemunho são memórias para os Escutas, Dirigentes e Amigos, onde o Archote relembra a Chama que deve ser mantida viva e útil às crianças e jovens de Portugal, tal como Baden Powell e os fundadores do CNE D. Manuel Vieira de Matos e o Cónego Dr. Avelino Gonçalves sempre sonharam.

A Junta de Freguesia do Beato, sente-se orgulhosa em possuir na sua freguesia instalações tão dignas para jovens de todo o país e estrangeiro que nos visitam, assim como é também uma mais-valia de um Museu que em termos culturais e pedagógicos e não deixa de mostrar um dos maiores movimentos Portugueses como o CNE.