BIP/ZIP: Beato tem 4 zonas de intervenção

A Proposta de Carta dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa, mais conhecida por Carta BIP/ZIP, é um documento elabora­do no âmbito do Programa Local de habi­tação, da responsabilidade da Vereadora Helena Roseta, e que foi aprovado no final do ano passado. Tem como grande ob­jectivo melhorar a cidade, a qualidade de vida urbana e a coesão territorial, regene­rando e requalificando bairros, que após análise de indicadores socioeconómicos, urbanísticos e ambientais, se conclua que necessitam de uma intervenção urgente. Foram até ao momento identificados 61 Bairros e Zonas de Intervenção Prioritá­ria, em cerca de 33 das 53 Freguesias de Lisboa.

Caso seja aprovada, a Carta irá fazer par­te da revisão do Plano Director Municipal que está a decorrer, e posteriormente será lançado um programa, incluído nos próximos orçamentos municipais, que incidirá na requalificação e regeneração dos BIP/ZIP.

A CML disponibilizará para este efeito cer­ca de um milhão de euros, sendo que as intervenções deverão ser propostas pe­las Juntas de Freguesia, por Associações de Moradores e ainda, por colectividades e organizações não governamentais que façam um trabalho com a comunidade local.

Com esta metodologia de trabalho, pre­tende-se o envolvimento dos moradores nas suas áreas de residência, pois são eles quem melhor conhece os problemas relacionados com as suas habitações, e podem não só apresentar soluções, como trabalhar para que estas sejam bem su­cedidas. Em alguns casos podem ser os próprios moradores a executar algumas intervenções, algo em que a Junta de Fre­guesia do Beato já está familiarizada, pois tal como foi noticiado no último Boletim Informativo “O Beato”, não obstante não ter competências para intervir ao nível das habitações municipais, forneceu ma­teriais como cimento e tintas, para que os moradores da João Nascimento Costa pudessem eles próprios fazer pequenas intervenções.

O BIP/ZIP contará com o envolvimento da Junta de Freguesia e com o financia­mento e apoio técnico da Câmara Munici­pal de Lisboa.

BIP/ZIP na Freguesia do Beato

A Proposta de Carta dos Bairros e Zo­nas de Intervenção Prioritária de Lisboa, identificou 4 zonas na Freguesia do Beato: Quinta do Ourives, Empreendimento Mu­nicipal da Rua João Nascimento Costa, Empreendimento Municipal da Rua Car­los Botelho e Cooperativa da Rua João Nascimento Costa e Rua Carlos Botelho. Embora a identificação destas zonas da Freguesia sejam uma excelente notícia, que se justifica totalmente, a Junta de Freguesia do Beato, considera que o BIP/ZIP peca por defeito, ao deixar de fora zo­nas que necessitam de igual hipótese de requalificação. É um facto sobejamente conhecido de que a Freguesia do Beato tem na sua área diversas zonas e bair­ros que do ponto de vista habitacional se encontram bastante degradados. Nesse sentido, a Junta de Freguesia vai propor que sejam incluídas mais duas zonas no BIP/ZIP: Beato Antigo e Vilas Operárias, embora a vereadora Helena Roseta tenha em declarações recentes afirmado que “apenas está definido que a este progra­ma se possam candidatar projectos loca­lizados nestes 61 bairros/zonas”.