Beato e Marvila: o Congresso das Freguesias Empreendedoras

Beato e Marvila debateram o futuro. Conclusão: o futuro passa pelo empreendedorismo, e para lá chegar são necessárias parcerias e trabalho em rede

O 5º Congresso Marvila Beato, realizado no passado dia 15 de Março, no Centro de Congressos do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, foi tal como se esperava, e à semelhança dos anos anteriores, um grande sucesso.

Esta iniciativa, realizada conjuntamente entre as Freguesias do Beato e de Marvila, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa, bem como de diversas instituições como o IAPMEI, o IEFP, o Departamento de Empreendedorismo da SCML, a Associação BETA-I, o Instituto de Empreendedorismo Social, o Start-Up Lisboa, a Associação Acredita Portugal, entre outras, bem como de casos concretos de empresas empreendedoras das Freguesias de Marvila e do Beato, como a Cerealis, Delta ou a Resopre, e de associações que têm feito um trabalho notável na comunidade, como o Vitória Clube de Lisboa (melhor stand do Congresso), o Projeto Gerações, os Escuteiros do Beato, Associações de Moradores, e ainda estabelecimentos de ensino da Freguesia.

Freguesias Empreendedoras: o tema do 5º Congresso

O tema deste Congresso foi “Freguesias Empreendedoras”, e baseou-se na ideia do ciclo de criação do valor local. Instado a aprofundar a escolha do tema, Hugo Xambre Pereira, referiu que o que se pretende é “um trabalho em rede, no qual a Junta de Freguesia é uma parceira, mas assume simultaneamente um papel de motor, tal como as empresas locais, que incentivamos a empregar pessoas nas freguesias onde estão instaladas, ou investir no espaço público, otimizando os seus ganhos, com uma cultura local e proximidade da comunidade”.  (…)

“A comunidade” continuou Hugo Xambre, “através das suas instituições locais e escolas, permitem que a Freguesia ganhe novas soluções para a criação de emprego, e de estímulo para o autoemprego. As escolas, por exemplo, devem adequar os cursos de formação profisional, de forma a corresponderem às necessidades de recrutamento das empresas, e fomentarem parcerias ativas para chegarem à cidadania empresarial”.

Resultados satisfatórios e promissores

Os resultados deste Congresso, foram considerados pela larga maioria dos participantes como “muito satisfatórios” e “promissores”. (…) O Congresso foi o ponto de partida para despoletar algumas parcerias, onde se irá aproveitar conhecimento, para executar trabalho com mais e melhor informação, com uma melhor noção da realidade e sobretudo, com conhecimento técnico e académico. Essa é de resto, a ideia que o Presidente da Junta de Freguesia do Beato deixou em jeito de balanço “a estratégia futura para as Freguesias do Beato e Marvila, passa, na minha opinião, pelo estabelecimento de parcerias públicas e privadas, atraindo agentes económicos que gerem riqueza e emprego.

Beato Com Vida: apresentamos o cartão de apoio ao comércio local

Durante o Congresso, foi lançado o “Beato Com Vida”, um projeto inovador de apoio ao comércio local. Este é um cartão que permitirá aos fregueses recenseados na Freguesia do Beato, a obtenção de pequenos descontos nas lojas de comércio local aderentes e também em atividades da Junta de Freguesia. As lojas de comércio local, que aderiram a este projeto, disponibilizam pequenos descontos, sem prejuízo do seu negócio, cabendo à Junta de Freguesia a divulgação dos estabelecimentos aderentes, com brochuras distribuídas em todas as caixas do correio e no site da Junta de Freguesia. O objetivo é fortalecer o sentimento de pertença à comunidade por parte das pessoas. A ideia está lançada, agora depende da adesão dos comerciantes e posterior adesão da população, prevendo-se a implementação deste projeto durante o corrente ano.