Alterações de trânsito: melhorias no trânsito

Na Picheleira e na Madre de Deus, algumas ruas passaram a ter sentidos de circulação diferente. O objetivo é claro: melhorar a circulação e reforçar a segurança.

A reorganização do trânsito na Calçada da Picheleira e na Azinhaga da Bruxa, foi uma decisão da Câmara Municipal de Lisboa, após um estudo pedido pela Junta de Freguesia do Beato. Na caso da Calçada da Picheleira, o estudo foi solicitado, após vários pedidos da Carris, para que existisse uma mudança de sentido no trânsito, uma vez que por causa do estacionamento em segunda fila e do trânsito caótico, os atrasos das carreiras eram constantes, tendo a Carris ponderado inclusivamente, suspender a circulação das mesmas. Sendo a organização do trânsito, uma competência da CML, a Junta expôs os prós e contras desta alteração de trânsito, e quis que qualquer decisão, fosse baseada num estudo.

Este encerramento não é contudo irreversível. Existe um período no minimo de 6 meses, onde se irá avaliar o impacto que esta decisão teve, onde a população poderá dar a sua opinião. A Junta de Freguesia do Beato pode sugerir alterações, mas cabe à CML dar a última palavra.

As alterações de trânsito:

Calçada da Picheleira

O trânsito circulará pelo sentido descendente, exceto no troço que liga a Rua Capitão Roby à Rua Professor Mira Fernandes, onde existirá duplo sentido.

O estacionamento será alterado através da colocação da respetiva sinalização, permitindo que os moradores possam, de forma legal, estacionar os seus veículos de forma longitudinal, ligeiramente em cima do passeio, permitindo a circulação automóvel e dos peões.

Azinhaga da Bruxa

O trânsito ficará a circular pelo sentido descendente, até à Rua Miguel de Oliveira, devido às dimensões muito reduzidas da rua, que dificulta a circulação nos dois sentidos. Desta forma a circulação automóvel ficará mais fluida e segura.