Junta de Freguesia do Beato celebra protocolo com a Fundação LIGA

Fundação Liga
Fundação Liga

A Junta de Freguesia do Beato estabeleceu um protocolo com a Fundação LIGA (no âmbito da sua Escola de Produção e Formação Profissional) para cursos de formação profissional inicial para pessoas com deficiência e incapacidades.

Cursos financiados pelo Estado Português através do Instituto do Emprego e Formação Profissional no âmbito da Medida de “Qualificação de Pessoas com Deficiências e Incapacidades”.

 

Quem pode candidatar-se à frequência dos cursos?

São destinatários destas acções, pessoas que preencham cumulativamente os seguintes critérios:

•         Pessoas com deficiência e incapacidades com idade igual ou superior a 15 anos, que não se encontrem abrangidos pela escolaridade obrigatória nos termos consagrados na Lei n.º 85/2009, de 27 de Agosto.

•         Autonomia nas actividades de vida diária

•         Autonomia nos transportes

 

Cursos existentes e metodologia de formação

Os cursos existentes são desenvolvidos com recurso ao método demonstrativo (aprender fazendo), sendo portanto de carácter ‘oficinal’ e tendo como objectivo que os formandos adquiram as competências técnicas e sócio-profissionais da profissão em contexto o mais aproximado possível do contexto real de trabalho. Os cursos em desenvolvimento actualmente são:

 

– Operador Gráfico de Acabamentos

– Assistência Automóvel

– Costureiro/a Modista

– Empregado/a de Andares

– Operador /a de Jardinagem

– Operador/a Agrícola

– Cozinheiro/a

– Pasteleiro/a /Padeiro/a

– Empregado/a de Mesa

– Carpinteiro de Limpos

– Assistente Administrativo

 

O funcionamento da Escola de Produção e Formação Profissional prevê que possa haver admissão de novos formandos em qualquer momento do ano, desde que o perfil de interesses e funcionalidade do candidato sejam adequados face às exigências funcionais do curso em questão e este apresente vaga na componente de formação tecnológica.

 

Alguns destes percursos formativos conferem dupla certificação, isto é, certificação escolar ao nível de B3 (3º ciclo do Ensino Básico, ou seja, 9º ano) e certificação profissional.

 

Benefícios:

a)   Seguro de Acidentes Pessoais, contra acidentes sofridos durante e no âmbito das atividades de formação;

b)   Subsídio de refeição diário, nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas,

c)   Subsídio de transporte, o qual será pago contra a apresentação dos respetivos documentos: bilhetes ou recibo do passe social, correspondente às deslocações que o Formando(a) tenha de efetuar por motivo de frequência do curso de formação.

d)   Eventualmente, Bolsa de profissionalização (dependendo de diversas circunstâncias do agregado familiar).

 

Inscrição

Os interessados poderão preencher ficha de inscrição em qualquer altura do ano, sendo contactados à medida das vagas que vão ocorrendo em cada curso. A Ficha de Inscrição poderá ser devolvida (após preenchida) através do Fax 21 364 86 39 ou entregue presencialmente de 2ªf a 6ªf das 8h às 19h, na morada Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda 1349-011 Lisboa.